Morre Elon José Soares, fundador do Grupo Irmão Soares e ex-presidente do Vila Nova, aos 86 anos
O empresário Elon José Soares, de 86 anos, morreu nesta quarta-feira, 30, em Goiânia. Ele foi um dos fundadores do Grupo Irmãos Soares, ao lado do irmão Odilon José Soares, além de ser ex-presidente do Vila Nova Futebol Clube. A causa da morte não foi divulgada. O velório será realizado a partir das 11h até às 17h, no Cemitério Jardim das Palmeiras, no Setor Centro-Oeste da capital.
A trajetória empresarial dos irmãos começou em dezembro de 1966, com a compra da Ferragista São Thomé, em Goiânia. Em janeiro de 1967, foi fundada a Irmãos Soares, especializada em materiais de construção. A gestão permaneceu familiar até 2008. Em 2019, a empresa entrou em recuperação judicial e passou por um processo de reestruturação.
Na ocasião, o especialista Marcelo Camorim assumiu a presidência do Conselho de Administração, tornando-se o primeiro gestor fora da família. Segundo ele, o objetivo era profissionalizar a gestão, adotando um modelo semelhante ao de uma sociedade anônima de capital aberto, mas com controle familiar.
Desde então, o grupo diversificou suas operações. Além das lojas Irmãos Soares, criou a Essence, butique de acabamentos de alto padrão, com unidades em Goiânia e Jataí. Atualmente, são 20 lojas em operação, principalmente em Goiás. Durante o início da recuperação judicial, o número de colaboradores caiu de 620 para 380, mas depois subiu para 430.
Elon Soares iniciou sua trajetória empreendedora ainda criança, aos 10 anos, após se mudar com a família para Goiânia. Começou vendendo balas na porta de um cinema no bairro de Campinas e em uma banca em frente à casa dos pais. Junto com o irmão Odilon Soares (já falecido), sempre esteve atento a oportunidades de negócio.
Em um episódio marcante, ao saírem para comprar uma torneira, os dois acabaram adquirindo a loja inteira — a Ferragista São Thomé, na Avenida Bahia, em Campinas. Dessa decisão surgiu, em 1966, a Irmãos Soares. O grupo se transformou em uma holding com atuação em diversos segmentos e mais de 500 colaboradores em diferentes cidades do país.
Elon deixa a esposa e cinco filhas.
Nota do Vila Nova
O Vila Nova Futebol Clube lamenta, com profundo pesar, o falecimento de Elon José Soares, 86 anos, ex-presidente do clube.
Elon presidiu o Vila Nova entre os anos de 1974 e 1975 e, posteriormente, atuou como diretor de promoções entre 1976 e 1977. Neste departamento, foi um dos grandes responsáveis pela criação de um plano de sócios contribuintes, que mobilizou torcedores por meio de carnês e foi essencial para o avanço das obras do Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA).
Além de sua destacada atuação no clube, Elon José Soares foi também um empresário de sucesso e grande renome no estado de Goiás. Ao lado do irmão Odilon José Soares, fundou o tradicional Grupo Irmão Soares, referência no setor comercial goiano.
Neste momento de dor e saudade, o Vila Nova Futebol Clube se solidariza com familiares, amigos e todos os que conviveram com o Sr. Elon.
Leia também: Morre Ozzy Osbourne aos 76 anos
O post Morre Elon José Soares, fundador do Grupo Irmão Soares e ex-presidente do Vila Nova, aos 86 anos apareceu primeiro em Jornal Opção.