Concurso celebra centenário do Art Déco em Goiânia
Um concurso cultural voltado à preservação e valorização do patrimônio Art Déco de Goiânia será lançado durante o evento “Art Déco em Debate”, promovido pela Prefeitura de Goiânia no dia 18 de agosto, às 17h, no Sesc Centro. A iniciativa, coordenada pela Agência Municipal de Turismo e Eventos (GoiâniaTur), integra a programação especial do centenário do movimento Art Déco no mundo e pretende envolver estudantes, pesquisadores e a comunidade em ações voltadas à memória urbana da capital.
Durante o evento, serão discutidas propostas para difundir o valor histórico, estético e simbólico do conjunto arquitetônico goianiense, que é o maior do país em número de edificações Art Déco tombadas – são 22 monumentos reconhecidos oficialmente. O concurso pretende premiar ideias inovadoras e projetos com potencial para fortalecer a educação patrimonial, o turismo cultural e a economia criativa. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo site: even3.com.br/art-deco-em-debate-599528. Os participantes terão direito a certificado de 4 horas.
“O Art Déco é muito mais do que um estilo arquitetônico. É um ativo cultural, turístico e simbólico que diferencia Goiânia no cenário nacional. Ao valorizar esse legado, reafirmamos nossa identidade histórica, fortalecemos o sentimento de pertencimento da população e pavimentamos novos caminhos para o desenvolvimento do turismo cultural, da educação patrimonial e da economia criativa”, afirma a presidente da GoiâniaTur, Nárcia Kelly.
Entenda o que é o Art Déco
Originado na França nos anos 1920, o Art Déco é um estilo artístico e arquitetônico que se espalhou pelo mundo nas décadas seguintes, marcado por formas geométricas, linhas retas, elementos ornamentais estilizados e influência da industrialização e do progresso técnico. No Brasil, chegou com força entre os anos 1930 e 1940, especialmente nas novas capitais e cidades em expansão.
Goiânia foi uma das cidades que mais incorporaram o Art Déco à sua identidade urbana. Idealizada para ser símbolo da modernidade na região Centro-Oeste, a capital abrigou obras como o Grande Hotel, o Palácio das Esmeraldas e o Coreto da Praça Cívica, que se tornaram ícones desse estilo. Hoje, a cidade concentra o maior acervo de edificações Art Déco tombadas do Brasil.
Leia também:
Goiânia terá cronograma especial de atividades na comemoração dos 100 anos do Art Déco
Com projeto comemorativo, Mabel aposta no Art Déco para turbinar turismo em Goiânia
O post Concurso celebra centenário do Art Déco em Goiânia apareceu primeiro em Jornal Opção.