Com Lissauer Vieira isolado, Paulo do Vale reconquista o apoio de Dannilo Pereira
Ligado ao presidente do PL, senador Wilder Morais, o pré-candidato a deputado estadual Lissauer Vieria, do PL, não é um nome fraco. Pelo contrário, é consistente. Acrescente-se que, pelo fato de ter presidido a Assembleia Legislativa de Goiás, ganhou força político-eleitoral em municípios de várias regiões do Estado — alguns deles fora do Sudoeste, sua principal base política.
Porém, Lissauer Vieira vai enfrentar uma pedreira em Rio Verde, seu principal reduto eleitoral.
O recado das urnas começou em 2024. Candidato a prefeito, Lissauer Vieira ficou em segundo lugar, com uma votação — 24.805 (22,46%) — inexpressiva, considerando o seu histórico de presidente do Legislativo goiano. O prefeito eleito, Wellington Carrijo, do MDB, nunca havia disputado uma eleição. Ainda assim, obteve 69.209 votos (62,67%).
A votação de Wellington Carrijo pode ser explicada simplesmente assim: o médico conquistou o apoio do ex-prefeito Paulo do Vale (União Brasil) — o maior general eleitoral do Sudoeste — e do deputado estadual Lucas do Vale (MDB).
A disputa para deputado estadual pode representar uma pedreira muito maior para Lissauer Vieira. Porque agora ele vai enfrentar diretamente Paulo do Vale. Líder do MDB, Manuel Cearense aposta que o ex-prefeito tende a ser eleito com no mínimo 60 mil votos — todos eles de Rio Verde. E ele tende a ser bem votado em outros municípios.
Como há outros candidatos, a tendência é que a votação de Lissauer Vieira seja menor do que para prefeito. “Tenho minhas dúvidas se Lissauer Vieira será realmente candidato. Com receio de ser ‘atropelado’ pelo rolo compressor de Paulo do Vale, é bem possível que, na hora agá, ele retire o time de campo”, afirma um integrante da direita em Rio Verde.
O Jornal Opção ouviu um membro do PL, que contrapôs: “Mesmo sabendo da força política de Paulo do Vale, Lissauer Vieira será candidato a deputado”.
Recentemente, um dos principais aliados de Lissauer Vieira, o ex-vice-prefeito Dannilo Pereira declarou que irá apoiar Paulo do Vale e Lucas do Vale (candidato a deputado federal). É uma grande perda para o membro do PL.
Há outros aliados de Lissauer Vieira abrindo conversações para apoiar Paulo do Vale e Lucas do Vale.
Já a deputada federal Marussa Boldrin continua dizendo que será candidata à reeleição. Seu problema é que seu principal general eleitoral, José Mário Schreiner, não vai apoiá-la, pois tem outro pré-candidato — Pedro Sales, presidente da Goinfra.
Um dos principais assessores de Marussa Boldrin, Vivaldo Guimarães, teria dito a um tucano de bico erado que a deputada não vai ficar no MDB. Poderá se filiar ao PSDB e disputar a reeleição.
“Vivaldo Guimarães é ligado a Marconi Perillo. O ex-governador o teria indicado para trabalhar no gabinete de Marussa Boldrin”, sustenta um deputado.
O fato é que em nenhum momento Marussa Boldrin declarou que irá sair do MDB e apoiar Marconi Perillo para governador. (E.F.B.)
O post Com Lissauer Vieira isolado, Paulo do Vale reconquista o apoio de Dannilo Pereira apareceu primeiro em Jornal Opção.