Defesa Civil alerta para chuvas intensas e ventos fortes em Goiânia neste fim de semana
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (CGPDC), emitiu alerta para a possibilidade de chuvas intensas na capital goiana ao longo deste fim de semana. A previsão indica acumulados que podem ultrapassar 60 milímetros por dia, acompanhados de rajadas de vento superiores a 50 km/h.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Robledo Mendonça, o risco de tempestades isoladas exige atenção redobrada do Gabinete de Crise Climática, que mantém plantão ininterrupto, 24 horas por dia, para o monitoramento de áreas consideradas mais vulneráveis.
Entre as principais orientações à população estão evitar deslocamentos durante chuvas fortes, não atravessar vias alagadas, não estacionar veículos próximos a árvores e manter-se atento aos alertas emitidos pela Defesa Civil por meio de celulares. Mendonça destacou ainda que alguns pontos da cidade já foram identificados como críticos, entre eles a Marginal Botafogo, a Rua 87 e as avenidas C-107, Gercina Borges Teixeira e Terceira Radial, além de regiões próximas a córregos.
De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o avanço de uma frente fria pela Região Sudeste do país deve aumentar a nebulosidade e criar condições favoráveis para pancadas de chuva forte, com rajadas de vento e descargas elétricas.
O gerente do Cimehgo, André Amorim, reforça a necessidade de prevenção. “A expectativa é de volumes elevados de chuva, o que aumenta os riscos. Por isso, é fundamental que os órgãos públicos estejam organizados e que a população evite áreas de risco e de alagamentos, buscando locais cobertos, seguros e mais altos”, afirmou. Ele acrescenta que a recorrência desses fenômenos exige mudanças de hábito, diante da maior frequência de eventos climáticos extremos.
O Comitê de Crise Climática reúne representantes de 13 órgãos e instituições, incluindo os gabinetes do Governador e do Prefeito, a Guarda Civil Metropolitana, Defesa Civil, secretarias municipais, Samu, Comurg, Amma, além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Estado de Goiás, com atuação integrada com objetivo de dar resposta rápida às ocorrências.
Leia também:
Comurg retira 32 toneladas de resíduos em força-tarefa após fortes chuvas
O post Defesa Civil alerta para chuvas intensas e ventos fortes em Goiânia neste fim de semana apareceu primeiro em Jornal Opção.