Ibovespa sobe no último pregão do ano e caminha para melhor desempenho desde 2016; dólar recua
O Ibovespa encerrou o último pregão de 2025 em alta e caminha para registrar o melhor desempenho anual desde 2016, impulsionado por dados do mercado de trabalho no Brasil e por ajustes técnicos típicos do fim do ano. O principal índice da Bolsa brasileira flertou com os 162 mil pontos ao longo desta terça-feira, 30, enquanto o dólar operou em queda frente ao real.
Por volta das 15h50, o Ibovespa avançava 0,74%, aos 161.678 pontos, acumulando valorização superior a 34% em 2025. Na máxima do dia, o índice chegou a 162.075 pontos. A sessão é marcada por baixa liquidez, característica comum do período, e maior volatilidade em função da formação da Ptax, taxa de referência para contratos futuros.
No mercado de câmbio, o dólar à vista caía 1,39%, cotado a R$ 5,49, com o real liderando os ganhos entre moedas emergentes. Investidores reagiram a dados domésticos e aguardaram a divulgação da ata da última reunião do Federal Reserve (Fed), prevista para o fim da tarde.
Entre os indicadores acompanhados pelos agentes financeiros, a taxa de desemprego medida pelo IBGE recuou para 5,2% no trimestre encerrado em novembro, a menor desde o início da série histórica da Pnad Contínua, em 2012. O número de desocupados caiu para 5,6 milhões, enquanto o total de pessoas ocupadas alcançou o recorde de 103,2 milhões.
Em contrapartida, os dados do Caged mostraram desaceleração na geração de empregos formais. Em novembro, foram abertas 85,9 mil vagas com carteira assinada, resultado 19% inferior ao registrado no mesmo mês de 2024 e o pior desempenho para novembro desde a reformulação do cadastro, em 2020. Segundo o Ministério do Trabalho, o quadro reflete os efeitos da taxa básica de juros elevada, atualmente em 15% ao ano.
Além disso, o mercado também repercute o avanço da dívida pública bruta, que atingiu 79% do Produto Interno Bruto (PIB) em novembro, reforçando a atenção dos investidores para o cenário fiscal em 2026.
Leia também
Dólar em queda pode abrir caminho para corte da Selic em 2025, aponta economista
O post Ibovespa sobe no último pregão do ano e caminha para melhor desempenho desde 2016; dólar recua apareceu primeiro em Jornal Opção.