Casa Branca divulga vídeo de Nicolás Maduro detido em agência antidrogas dos EUA
O perfil oficial da Casa Branca divulgou, na noite deste sábado, 3, um vídeo que mostra o agora ex-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, custodiado dentro da Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA). Maduro foi detido durante a madrugada após um ataque de tropas americanas na Venezuela.
Maduro chegou em um avião descaracterizado em Nova York por volta das 18h30. Ainda neste sábado, o presidente americano, Donald Trump, disse que avalia os próximos passos para o país sul-americano, mas confirmou que irá gerir a Venezuela até que seja feita uma transição “justa e tranquila”. Essa administração será feita por um “grupo”, mas não deu prazos.
A procuradora-geral dos EUA, Pamela Bondi, afirmou que Maduro será julgado pela Justiça americana em um tribunal de Nova York pelos crimes de conspiração para narcoterrorismo; conspiração para importação de cocaína; posse de metralhadoras e dispositivos explosivos e conspiração para posse de metralhadoras. A esposa dele, Cilia Flores, que também foi detida, passará pelo mesmo julgamento,
Trump, ainda durante a coletiva de imprensa, deixou claro que empresas americanas vão administrar a indústria petrolífera venezuelana.
Nicolás Maduro e Cilia Flores foram transportados de helicóptero até o navio anfíbio USS Iwo Jima, integrante da frota americana no Caribe. A embarcação, da classe Wasp, é usada em operações militares de grande porte e tem capacidade para empregar helicópteros, aeronaves e tropas de fuzileiros navais.
A prisão de Maduro veio em meio a uma série de explosões que foram registradas em Caracas durante a madrugada deste sábado. Segundo a agência Associated Press, pelo menos sete detonações foram ouvidas em um intervalo de cerca de meia hora na capital venezuelana.
O post Casa Branca divulga vídeo de Nicolás Maduro detido em agência antidrogas dos EUA apareceu primeiro em Jornal Opção.