Eleitores preferem mulher como vice, aponta pesquisa
Pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas divulgada na última semana revela qual é o perfil mais desejado pelos eleitores brasileiros para o cargo de vice-presidente da República nas eleições de 2026, com variações significativas conforme a região do país.
No recorte nacional, o dado que mais se destaca é a preferência feminina: 24,4% dos eleitores brasileiros apontam que a principal característica desejada é que o vice-presidente seja uma mulher. Em seguida, 22,3% defendem um nome ligado ao setor produtivo ou ao agronegócio.
No Sul e no Norte/Centro-Oeste, a característica mais valorizada é o gênero. Nessas regiões, 27,5% e 27,4% dos eleitores, respectivamente, defendem que o cargo de vice-presidente seja ocupado por uma mulher.
De acordo com o levantamento, no Nordeste, a principal demanda é por representatividade regional. Para 24,9% dos entrevistados, o vice ideal deve ser um político experiente da própria região, capaz de ampliar a representação nordestina no cenário nacional.
Já no Sudeste, a prioridade dos eleitores está ligada à economia e ao setor produtivo. Nesse recorte, 25,1% afirmam preferir um candidato a vice-presidente com foco no desenvolvimento econômico, geração de empregos e fortalecimento da produção.
Perfil nacional do vice-presidente em 2026
Outros perfis citados incluem 13,2% — político experiente do Nordeste; 12,2% — alguém de total confiança ou da família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL); e 9,9% — candidato ligado à religião, à defesa da família, com perfil conservador ou evangélico.
A pesquisa ouviu 2.038 eleitores em 163 municípios, abrangendo os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. O levantamento apresenta grau de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Leia também:
- Ministro do TCU envia despacho ao Banco Central para preservar bens liquidados do Banco Master
- Saiba quem é o empresário goiano que tem poços de petróleo na Venezuela
O post Eleitores preferem mulher como vice, aponta pesquisa apareceu primeiro em Jornal Opção.