Após denúncia de propina, Prefeitura de Caldas Novas abre investigação sobre trenzinhos turísticos
O prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra (MDB), determinou a abertura de uma sindicância para apurar denúncias de possíveis irregularidades na regulamentação e na operação dos trenzinhos turísticos do município. A medida foi adotada após a divulgação do caso pela imprensa.
Segundo o prefeito, embora o Município não tenha sido formalmente citado na denúncia, a administração decidiu agir de forma preventiva e imediata. “Assim que tomei conhecimento da acusação, determinei à Procuradoria-Geral do Município a instauração imediata de uma sindicância para apuração dos fatos”, afirmou.
Kleber Marra informou ainda que todas as autorizações concedidas para o funcionamento dos trenzinhos turísticos passarão por revisão. “Determinei também que todas as autorizações relativas ao funcionamento dos trenzinhos sejam reexaminadas, pois é dever da administração pública revisar atos administrativos sempre que houver indícios, ainda que mínimos, de irregularidade ou ilegalidade”, declarou.
O prefeito reforçou que a gestão municipal manterá uma postura de rigor e transparência durante a apuração. “Reafirmo meu compromisso com o respeito, o diálogo, a transparência e a responsabilidade. Caso seja comprovado qualquer tipo de ato ilícito, privilégio ou fraude dentro do Governo de Caldas Novas, todas as medidas cabíveis serão tomadas”, concluiu.
NOTA OFICIAL – Governo de Caldas Novas
Em razão dos questionamentos envolvendo denúncias relacionadas a um vereador e a um proprietário de trenzinho turístico, o Governo de Caldas Novas esclarece que a concessão de licenças para o funcionamento dos chamados “trenzinhos turísticos” ocorre por meio de credenciamento, com número limitado de vagas, sendo a cobrança do alvará realizada apenas após a efetivação desse procedimento. O município informa ainda que o modelo de credenciamento foi implantado conforme orientação do Ministério Público de Goiás.
Embora o Município não seja citado diretamente nas denúncias, o prefeito Kleber Marra determinou, nesta segunda-feira, 12, a instauração de procedimento administrativo de sindicância, conduzido pela Procuradoria-Geral do Município, para apurar as acusações relacionadas a todos os processos de autorização para a exploração do serviço de passeios turísticos por trenzinhos e similares em Caldas Novas.
A apuração seguirá todos os trâmites legais e, em nome da transparência, da legalidade e da impessoalidade, todas as autorizações concedidas serão revisadas. O Governo de Caldas Novas reafirma, assim, seu compromisso com a integridade da gestão pública e com a melhoria contínua dos serviços oferecidos à população.
Entenda o caso
Segundo apuração do Jornal Opção, o vereador Hudson Matheus de Paula Pires está sendo acusado de exigir o pagamento de R$ 20 mil para autorizar o funcionamento de um trenzinho turístico na cidade. A denúncia foi feita ao Ministério Público pelo empresário Ivair Clemente Gomes, proprietário do chamado “Trenzinho da Alegria”, por meio de seu advogado, Rannieri Lopes.
Segundo o advogado, o caso teve início após a Prefeitura publicar um edital para credenciamento dos trenzinhos turísticos. Ivair se adequou às exigências legais, mas teria sido procurado pelo vereador Hudson Matheus de Paula Pires, que condicionou a liberação da vaga ao pagamento de uma quantia.
Áudio obtido pela reportagem comprovaria o pedido de propina feito pelo vereador. Em uma das gravações, após Ivair relatar que não tem condições de pagar a suposta propina, Hudson ressalta que pode colocar o documento em qualquer pasta da prefeitura. “Esse documento eu coloco na pasta que eu quiser dentro da prefeitura. Pode transferir o valor que eu coloco dentro da prefeitura.”
No áudio atribuído ao vereador, ele garante que, caso não consiga a autorização, devolverá a quantia solicitada. “Eu sou homem, não sou menino, sou parceiro, mas tenho minhas limitações. Se eu não liberar, devolvo os R$ 20 mil.”
Ouça o áudio na íntegra:
Leia também:
O post Após denúncia de propina, Prefeitura de Caldas Novas abre investigação sobre trenzinhos turísticos apareceu primeiro em Jornal Opção.