Concorrente do BBB 26 teria passagem por gabinete de Gayer e polêmica sobre autodeclaração racial em concurso
Uma das concorrentes do Big Brother Brasil 26, Jordana Ribeiro Morais, teve passagem por gabinetes políticos em Brasília e agora aparece no centro de uma polêmica relacionada a concurso público. Dados da Câmara dos Deputados indicam que Jordana exerceu cargo comissionado de assistente técnica na liderança do União Brasil, com remuneração em torno de R$ 7 mil mensais.
Segundo registros oficiais, ela foi exonerada em 3 de abril do ano passado. Fontes ligadas ao partido, no entanto, afirmam que Jordana já havia deixado a liderança há quase dois anos, o que gera divergência em relação às datas formais. Essas mesmas fontes disseram, sob reserva, que a ex-assessora teria passado a atuar no gabinete do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO).
Integrantes do PL negam que Jordana tenha ocupado cargo oficial no gabinete de Gayer. Segundo o partido, a relação dela com membros da equipe teria sido apenas de natureza pessoal, sem vínculo funcional. No Diário Oficial da Câmara, consta apenas o ato de exoneração da ex-assessora, sem registro formal de nova nomeação.
Além da trajetória em gabinetes políticos, Jordana Ribeiro Morais também passou a ser alvo de questionamentos nas redes sociais por suposta autodeclaração racial em concurso público. Reportagem do Metrópoles apontou que a participante teria se autodeclarado negra para concorrer no concurso do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).
A acusação ganhou repercussão após a circulação, no X (antigo Twitter), de um documento do Cebraspe que lista candidatos autodeclarados negros. O nome de Jordana aparece no resultado final do concurso realizado em 2015, destinado à formação de cadastro de reserva para os cargos de analista e técnico judiciário.
À época, Jordana teria cerca de 18 anos. O cargo de técnico judiciário exigia apenas ensino médio completo. Até o momento, não há informação de decisão administrativa ou judicial que tenha questionado formalmente a autodeclaração feita no concurso.
Leia também
Conheça os famosos e ex-participantes confirmados no BBB 26
O post Concorrente do BBB 26 teria passagem por gabinete de Gayer e polêmica sobre autodeclaração racial em concurso apareceu primeiro em Jornal Opção.