Goiânia mantém 13 hortas comunitárias e prepara expansão para escolas
Atualmente, a Prefeitura de Goiânia mantém 13 hortas comunitárias na capital, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A produção é destinada à doação a famílias de baixa renda, dentro de uma proposta de segurança alimentar e apoio social.
Segundo o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (Sedicas), Adonídio Neto, o objetivo do projeto é ir além do caráter assistencial e avançar para o empreendedorismo. “Queremos romper a barreira do assistencialismo e partir para o empreendedorismo, oferecendo assistência técnica para a população de Goiânia fazer a horta para ganhar dinheiro”, afirmou.
Além dessa iniciativa, que ainda está em desenvolvimento e não possui nome definido, o secretário mencionou planos de levar hortas para instituições de ensino, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME).
“Queremos prestar assistência técnica para que essas hortas também cheguem às escolas. Sabemos que algumas já possuem hortas, mas queremos dar suporte técnico para que a escola implemente a horta, o que vai ajudar tanto na merenda quanto na qualificação dos alunos, porque fazer a horta envolve uma série de aprendizados”, explicou Adonídio.
Apesar de não mencionar quantas hortas a pasta pretende implantar em Goiânia, a vice-prefeita, Cláudia Lira (Avante), havia afirmado ao Jornal Opção, em outubro, que o plano seria ampliar o número para 50 unidades na capital.
Leia mais: Prefeita em exercício pede apoio dos vereadores para feira de agricultura
O post Goiânia mantém 13 hortas comunitárias e prepara expansão para escolas apareceu primeiro em Jornal Opção.