Após 51 anos de carreira, Gilberto Marques Filho anuncia aposentadoria no TJ-GO
O desembargador Gilberto Marques Filho, do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), irá se aposentar após 51 anos de atuação na magistratura, com 74 anos. A trajetória foi marcada, segundo o filho do magistrado e presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Gilberto Marques Neto, por “equidade e justiça”, conforme publicação nas redes sociais.
O decreto de aposentadoria voluntária foi publicado nesta terça-feira, 10, no Diário da Justiça Eletrônico (DJE), assinado pelo presidente do TJ-GO, desembargador Leandro Crispim.
“O desembargador presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, concede aposentadoria voluntária ao magistrado Gilberto Marques Filho no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás”, diz o ato.A jubilação está prevista para ter início em 18 de fevereiro de 2026.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o magistrado afirmou estar grato pela trajetória. “Me sinto feliz de ter chegado a esse ponto. Deus me deu tempo de vida”, declarou.
Gilberto Marques Filho ingressou na magistratura aos 23 anos, em 1975, tornando-se, à época, o juiz mais jovem do Brasil. Agora, encerra a carreira como um dos magistrados com maior tempo de atuação no país, acumulando 51 anos de serviços prestados ao Judiciário.
Em mensagem de despedida, o desembargador agradeceu colegas e servidores do TJ-GO e afirmou que deve dedicar o tempo à família e à fazenda própria. “Tive uma carreira abençoada e agora cuidarei das minhas coisas, que ficaram um tanto tempo abandonadas pela dedicação total à magistratura”, afirmou.
Ele também destacou o papel dos servidores da Corte. “É importante ressaltar os servidores que me deram forças e apoio para que tivéssemos uma gestão de primeira linha — exatamente pelo estímulo deles”, disse. O magistrado ainda agradeceu advogados, promotores e colegas juízes. “Temos um aprendizado constante com essas pessoas”, afirmou.
Ao se despedir, orientou os colegas mais jovens a valorizarem a experiência dos profissionais mais antigos. “Peço que estejam atentos às experiências de vida dos que têm mais tempo de carreira e às orientações positivas que recebem”, declarou. “Digo aos mais novos que aproveitem os caminhos que utilizei para chegar ao final da carreira da forma como estou chegando”, concluiu.
Leia também: Justiça Federal em Goiás condena homem a mais de 50 anos por crimes de abuso sexual infantil
O post Após 51 anos de carreira, Gilberto Marques Filho anuncia aposentadoria no TJ-GO apareceu primeiro em Jornal Opção.