Laura Bueno toma posse solene como desembargadora do TJGO nesta sexta-feira
A posse solene da desembargadora Laura Maria Ferreira Bueno será realizada nesta sexta-feira, 20, às 16 horas, no Plenário Desembargador Homero Sabino de Freitas, na sede do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), em Goiânia. A cerimônia será conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Leandro Crispim, e contará com a presença de magistrados, autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, representantes de instituições e convidados.
Laura Bueno já havia assumido o cargo de desembargadora administrativamente em 7 de janeiro deste ano, em solenidade realizada no Salão Nobre da Presidência do TJGO. Ela ocupa a vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora Beatriz Figueiredo Franco, destinada ao Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), conforme prevê o Quinto Constitucional.
Escolha
À época procuradora de Justiça do MPGO, Laura Bueno foi escolhida para o cargo pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, a partir de lista tríplice formada pelo Órgão Especial do TJGO e composta exclusivamente por mulheres.
O documento com as três indicações foi entregue ao chefe do Executivo estadual em 12 de dezembro de 2025 pelo presidente do TJGO. Além de Laura, integraram a lista as procuradoras de Justiça Lívia Augusta Gomes Machado e Villis Marra Gomes.
Trajetória
Graduada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Laura Maria Ferreira Bueno ingressou no Ministério Público de Goiás em 1990, como promotora de Justiça, sendo promovida a procuradora de Justiça em 1999.
Entre 2003 e 2005, ocupou o cargo de procuradora-geral de Justiça, função máxima da estrutura do MPGO, responsável pela condução administrativa e institucional do órgão. Ao longo da carreira, destacou-se na área da infância e juventude, com iniciativas voltadas à proteção integral de crianças e adolescentes.
De 2019 a 2021, exerceu a função de subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, atuando na articulação interna e no fortalecimento institucional do Ministério Público. No biênio 2023-2025, integrou o Conselho Superior do MP, onde também atuou como secretária do colegiado. Também esteve à frente do Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (Compor), unidade responsável pela promoção de soluções consensuais no âmbito institucional.
Leia também:
TJGO aumenta indenização a alunos atingidos por spray de pimenta em escola de Goiânia
O post Laura Bueno toma posse solene como desembargadora do TJGO nesta sexta-feira apareceu primeiro em Jornal Opção.