Мы в Telegram
Добавить новость
World News in Portuguese



Новости сегодня на DirectAdvert

Новости сегодня от Adwile

Escritor como personagem (4): Woody Allen — A era da mentira, de Cristiano Deveras

A bem da verdade, atrás de todo fake tem que ter alguém, daí que são corresponsáveis um pelo outro, sacaram? Verdade que a arte da, digamos, fakearia é muito antiga

O post Escritor como personagem (4): Woody Allen — A era da mentira, de Cristiano Deveras apareceu primeiro em Jornal Opção.

A bem da verdade, atrás de todo fake tem que ter alguém, daí que são corresponsáveis um pelo outro, sacaram? Verdade que a arte da, digamos, fakearia é muito antiga

(O que pode acontecer quando aqueles que escrevem literatura se tornam eles mesmos literatura? Literalmente, tudo. Explorar essas múltiplas possibilidades é a proposta dessa série de contos publicados pelo Jornal Opção, com o apoio do escritor e doutor em História Ademir Luiz, presidente da União Brasileira de Escritores-Seção Goiás. Veremos transformados em personagens escritores e escritoras célebres como Clarice Lispector, Albert Camus, Guimarães Rosa, Machado de Assis, Edgar Allan Poe e muitos outros. Acompanhe a série e espere pela aparição de seu escritor preferido.)

Woody Allen — A era da mentira

Cristiano Deveras

Apesar de vivermos em um mundo onde a informação encontra-se cada vez mais acessível e disponibilizada das mais diversas formas, muitos dos seres humanos que habitam este planetinha perdido na esquina involuntária do Cosmos ainda não sabem bem o que fazer com ela. Explico: em pleno século 21 ainda é possível encontrar indivíduos que não acreditam que a Terra é redonda, o homem foi à Lua ou que as vacinas funcionam… Embora uma parte dessa desinformação geral possa ser atribuída a diferentes pontos de vista, em muitos casos há pessoas que acabam sendo levadas a acreditar em notícias falsas, deliberadamente criadas para se fazer um verdadeiro serviço de contrainformação — pelos mais diversos motivos — nas famigeradas redes sociais. Este Coliseu moderno. E, comumente, os usuários que disseminam essas pérolas acabam por utilizarem-se de perfis fakes, uma representação falsa criada para ludibriar os incautos.

Ponderava exatamente sobre isso enquanto rumava para o boteco, onde tomaria uma ou duas doses de sabedoria, quando topei com uma turba reunida na porta do Bar do Escritor, atrapalhando a entrada: faixas, carros de som e tudo o mais que se pode pensar em um protesto desses.

Havia uma equipe de tevê com uma repórter gostosa, digo famosa, anotando tudo em um bloquinho. Aproveitei para inteirar-me do que ocorria.

Eu, fingindo de bobo: — Que tá rolando?

Ela, meio distante: — É uma manifestação da CUF.

Eu, fingindo interesse: — E o que as centrais sindicais têm a ver com o Bar?

Ela, ainda olhando para o lado: — Em tese, tudo. Bares são lugares perfeitos para discussões políticas, sindicais, trabalhadoras e afins. Mas esses caras aí não são de nenhum sindicato fodão não. São da Central Única dos Fakes.

Eu, querendo ser blasé: — Ah, tá…

Ela, tentando disfarçar a miopia sem óculos: — Peraí, tô te reconhecendo. Fiquei feliz pacas, afinal, ser reconhecido pela famosa, digo, glamorosa da tevê não é para qualquer um. Vai que rola alguma coisa: Você é o Pablo Treuffar, o cara que reorganizou o Bar do Escritor!

Eu, avexado, querendo mandar a real ─ Olha, na verdade, sou o…

Ela, excitada: — Faço qualquer coisa por uma exclusiva contigo!

O sinal ficou verde na hora. Putz, Vanessa Fadinha, a jornalista mais peituda (no sentido corajoso da palavra) e gata da telinha sujeitando-se a “qualquer coisa” comigo mesmo pensando que eu era outra pessoa?

Eu, na pilha: — Sim, claro, por que não?

Ela, só esplendor: — Maravilha, então, por onde começamos, Treuffar?

No meio segundo que perdi para responder, os alto falantes explodiram:

Fake 1 — Todo poder emana dos fakes!

Fake 2 — Os fakes, unidos, serão sempre os mais lidos!

Foi a senha para que centenas de fakes soltarem suas pérolas simultaneamente: de remédio que curava tudo à derrocada da civilização judaico-cristã-ocidental, pareciam ter todas as respostas. Tentei organizar tudo, mas lembrei que organização não é um dos meus fortes.

Eu, foda: — Aê, cambada! Vamo baixando a bolinha! Deixa ver o que tá rolando nessa bagaça primeiro!

Reuniu-se então um grupo para representar os fakes (que na verdade foram criados para representarem os outros, mas vá lá…).

Fake 1: — Mas peraí, tu não é o…

Eu, fodão: — A parada não é sobre fakes? Então, no momento “estou” Treuffar. ─ E apontei a gata.

Fakes reunidos, sacando a dica: — Ah, tá…

Eu, mais fodão ainda ─ Então, o que tá pegando?

Fakes reunidos: — Bom, é que apesar de todo o bafafá que fazemos nas redes, nos grupos de uaitizap e nas conversas de botequim, todo mundo só se lembra das fake news e se esquecem de nós, os fakes, que acabam fazendo tudo acontecer.

Eu, fodíssimo, voz de Clint Eastwood: — Sei e daí?

Fakeaiada: ─ Daí que queremos mais reconhecimento, entende?

Eu, pica das galáxias: — A parada é a seguinte: para ter reconhecimento, tem que ser, bem… Reconhecível; a bem da verdade, atrás de todo fake tem que ter alguém, daí que são corresponsáveis um pelo outro, sacaram? Verdade que a arte da, digamos, fakearia é muito antiga, vindo de muito antes do mundo virtual; entrelaça-se com a ordem dos pseudônimos, estes seres espetaculares que tanto já ajudaram escritores nas mais diversas eras da escrita. Tomás Antônio Gonzaga, para citar um exemplo, transvestiu-se de “Critilo” para poder elaborar suas Cartas Chilenas; Samuel Langhorne Clemens conseguiu levar uma vida sossegada, enquanto “Mark Twain” aprontava; “George Orwell” criticou meio mundo, representando o pacato Eric Arthur Blair; pô, Fernando Pessoa foi ainda além e chegou a criar não só um, mas três heterônimos famosos: “Ricardo Reis”, “Álvaro de Campos” e “Alberto Caieiro”, fora uma cambada de outros menos conhecidos. Enfim, meus amigos, o problema não é se passar por outro personagem, mas o que este personagem faz, o que ele tem a dizer, para que existir.

A massa pipocava igual carnaval na Bahia. Tivesse eleições agora dava até para descolar uma boquinha de vereador, quem sabe até deputado… Nisso lembrei que a gata ainda estava ali, de bobeira.  Ia mandar a letra quando um baixinho com maneiras esquisitas se intrometeu, atrapalhando mais uma investida:

Baixinho com maneiras esquisitas: — Aê, cês vão ter que desocupar o logradouro. O engraçado é que podia jurar que ele estava sendo dublado.

Eu, invocado: — E quem é você, cara-pálida?

Baixinho com maneiras ainda mais esquisitas: — Alvarenga Peixoto, agente de fiscalização de fakes, pseudônimos, heterônimos, praças, ruas e logradouros.

Vanessa Fadinha, curiosa: — O que tem a ver os fakes e afins com praças e ruas?

Alvarenga Peixoto, voz de Hardy HarHar, suspirando: — Ó, vida, ó azar: corte de verbas, misturaram os departamentos e deu nisso, de virar babá de fake maluco.

Eu, empombando: — Ô, meia-sola, não vai rolar de liberar a via não, parceiro: gastei o maior latim para fazer essa galera acalmar. Deixa abrir o boteco e eles tomarem uns goles primeiro, caramba.

Alvarenga Peixoto, suspiro: — Então serei obrigado a usar a força.

Eu, defenestrador de impérios: — Você e qual exército, gnomo?

Alvarenga Peixoto: — Dois batalhões do Choque respondem sua pergunta?

E apontou os camburões.

Eu, conjugando o verbo amarelar: — Queisso, cara. A gente é da paz, mano.

Alvarenga Peixoto, puxando o bloco: — Já esperava por isso. Então, agora é a hora em que terei que deixar algumas pequenas autuações com vocês…

Eu, reencontrando um dos colhões: — Peraí, devagar com a passarela; tu tá falando de multar quem?

Alvarenga, didático: — O responsável serve.

Eu, pensativo: — Responsável? Difícil cê achar isso por aqui, chapa.

Alvarenga, apontando: — Então terá que ser o senhor mesmo, Seu Treuffar.

Eu, tentando escapar do olhar da gata, no salgado momento da verdade — …

Alvarenga, inquiridor: — Não entendi, senhor.

Eu, eloquente: — Não sou o Treuffar.

Alvarenga Peixoto, anasalando: — De qualquer forma, terei que autuá-lo senhor. Há uma série de irregularidades aqui: excesso de fakes atrapalhando a via pública; auto prosa lotada de referências ao Bar do Escritor e o pior, uma série de autoironias não autorizadas.

Eu, no mato sem cachorro: — Queisso, chefia! Somos o grupo mais autoirônico do pedaço. Temos até autorização para isso.

Alvarenga Peixoto, impassível: — Negativo, essa primazia é dos judeus. Igual àquela piada:

— E aí, Jacó. Como vai?

— Vou muito mal!

— Mas o que foi que aconteceu?

— Minha mãe morreu.

— Não me diga! Meus sentimentos. E o que é que a sua mãe tinha?

— Infelizmente, pouca coisa. Uma casa, duas lojinhas no centro da cidade e um terreninho no interior.

Alvarenga Peixoto, assinalando a vitória: — Então, faço a multa em nome de quem?

Agora eu tava ferrado. Se entregava quem era, não pegava a gata; se me deduro a mim mesmo, auto alcaguetando-me, tomava uma puta multa. A solução veio na forma de uma assistente de direção, dessas que se vê aos montes nos estúdios, chegando correndo com um descafeinado e duas rosquinhas:

Assistente, coadjuvando: — Mister Allen, sorry sir, but could not find pretzels!

Foi aí que me dei conta que havia um cara atrás do tal mister:

Eu, acabando de achar o outro colhão: — Mas que merda é essa?

Saiu um fulaninho ainda mais mirrado, detrás do outro, com exatamente a mesma voz.

Fulaninho mirrado: — Er… Hehe. Sou o dublador oficial dele.

Foi aí que saquei tudo. Bem que devia ter desconfiado daqueles óculos de Groucho Marx que o tal fiscal tava usando.

Eu, poliglota, falando inglês farofa: — Deveria saber que em se tratando de pseudônimos você apareceria, Mister Allen Steward Konigsberg, ou melhor dizendo, Woody Allen!

Woody, novamente dublado: — Hehehe, tava por aqui, procurando umas locações novas, quando fiquei sabendo dessa manifestação de fakes, resolvi dar uma passadinha e fazer um laboratório para um próximo filme.

Vanessa Fadinha, saltando para o lado do gringo: — Ai, Woody, sou louca por uma exclusiva contigo!

Woody, que não é bobo nem nada: — Só se for agora, baby.

Eu, tentando salvar o Titanic: — Pô, Fadinha e nossa exclusiva?

Vanessa Fadinha, contabilizando: — Aí, tu teve roteiro filmado?

Eu, na pendura: — Não.

Vanessa Fadinha, aumentando o estrago: — Ganhou algum Oscar?

Eu, minguando: — Também não.

Vanessa Fadinha, mandando mata-leão: — É diretor de cinema reconhecido mundialmente?

Eu, pegando a toalha: — Negativo.

Vanessa Fadinha, mandando o fatality: — Então, querido, porque ia querer alguma coisa com você?

Eu, cara do coyote do Papaléguas: — Pena?

Uma limosine sinistra abriu caminho entre a multidão de fakes, pegou todo o staff do gringo, que saiu com a maior-delícia-do-pedaço a tiracolo. E eu ali, babando vontades…

Fakeaiada: — E agora, o que faremos?

Eu, anotando mais um prejuízo na carteira: — O que fazemos sempre: vamos tomar um porre e escrever. Quando estiver bêbado o suficiente, decido se monto a Igreja Espacial do Reino dos Filisteus ou vou para o Nepal, tirar onda de monge kaoísta…

Senhor Allen, desculpe senhor, mas não achamos pretzels.

O post Escritor como personagem (4): Woody Allen — A era da mentira, de Cristiano Deveras apareceu primeiro em Jornal Opção.

Читайте на 123ru.net

Другие проекты от 123ru.net



Архангельск

Архангельские любители чир спорта показали красоту грации на чемпионате Поморья



Мода

Аналитическое исследование «585*ЗОЛОТОЙ» показало, сколько тратят на обручальные кольца в 2024 году в разных городах России






103news.com — быстрее, чем Я..., самые свежие и актуальные новости Вашего города — каждый день, каждый час с ежеминутным обновлением! Мгновенная публикация на языке оригинала, без модерации и без купюр в разделе Пользователи сайта 103news.com.

Как добавить свои новости в наши трансляции? Очень просто. Достаточно отправить заявку на наш электронный адрес mail@29ru.net с указанием адреса Вашей ленты новостей в формате RSS или подать заявку на включение Вашего сайта в наш каталог через форму. После модерации заявки в течении 24 часов Ваша лента новостей начнёт транслироваться в разделе Вашего города. Все новости в нашей ленте новостей отсортированы поминутно по времени публикации, которое указано напротив каждой новости справа также как и прямая ссылка на источник информации. Если у Вас есть интересные фото Вашего города или других населённых пунктов Вашего региона мы также готовы опубликовать их в разделе Вашего города в нашем каталоге региональных сайтов, который на сегодняшний день является самым большим региональным ресурсом, охватывающим все города не только России и Украины, но ещё и Белоруссии и Абхазии. Прислать фото можно здесь. Оперативно разместить свою новость в Вашем городе можно самостоятельно через форму.

Другие популярные новости дня сегодня


Новости 24/7 Все города России





Топ 10 новостей последнего часа




Новости России

Жителей Москвы предупредили об аномально холодной погоде

Анна Данилова дала старт Всероссийской акции "Синий платочек Победы" 2024 на станции метро Курская

Галина Янко: главные традиции и приметы Пасхи

Садовод Туманов рассказал, как защитить косточковые культуры от заморозков


Москва

Анна Данилова дала старт Всероссийской акции "Синий платочек Победы" 2024 на станции метро Курская






Rss.plus
Moscow.media
Москва

Сергей Собянин на стройке судоверфи в Москве



103news.comмеждународная интерактивная информационная сеть (ежеминутные новости с ежедневным интелектуальным архивом). Только у нас — все главные новости дня без политической цензуры. "103 Новости" — абсолютно все точки зрения, трезвая аналитика, цивилизованные споры и обсуждения без взаимных обвинений и оскорблений. Помните, что не у всех точка зрения совпадает с Вашей. Уважайте мнение других, даже если Вы отстаиваете свой взгляд и свою позицию. 103news.com — облегчённая версия старейшего обозревателя новостей 123ru.net.

Мы не навязываем Вам своё видение, мы даём Вам объективный срез событий дня без цензуры и без купюр. Новости, какие они есть — онлайн (с поминутным архивом по всем городам и регионам России, Украины, Белоруссии и Абхазии).

103news.com — живые новости в прямом эфире!

В любую минуту Вы можете добавить свою новость мгновенно — здесь.

Музыкальные новости

Юрий Шевчук

"Вся лажа этим заканчивается": Шевчук со сцены в Дубае призвал зрителей к революции




Спорт в России и мире

Алексей Смирнов – актер, которого, надеюсь, еще не забыли

Сотрудники Росгвардии на комплексе Байконур приняли участие в спортивном мероприятии «Наследники Победы»

На международной выставке-форуме "Россия" в Москве завершилась тематическая неделя спорта

Матч ЦСКА - "Рубин" завершился со счетом 2:2


Андрей Рублёв

Рублёв выиграл турнир в "Мадриде", завоевав 16-й титул в карьере



Новости Крыма на Sevpoisk.ru


News Every Day

'Our fielding has let us down', says GT skipper Gill



Частные объявления в Вашем городе, в Вашем регионе и в России